Hoje iremos não só falar sobre o islamismo, como também vamos combater o preconceito que muitas pessoas tem sobre ele, pois acham que está ligado ao terrorismo. Só que na verdade são coisas muito diferentes. Enquanto o Islamismo é uma religião, o terrorismo é literalmente causar terror.
Aprofundando mais no Islamismo, é uma religião criada por Maomé na península arábica. que hoje é a segunda maior do mundo com 1,8 bilhão de fiéis. A sua maioria localizam-se na região africana e asiática. A palavra “Islã” significa submissão a Alá, e também paz de espírito. É uma religião monoteísta, ou seja só acreditam em um deus.
Falando sobre Maomé, ele nasceu em 570 D.C. Perdeu os pais quando era pequeno. Ele também realizou várias viagens, e aos 25 anos casou-se com uma viúva rica chamada Khadija. Quando ele foi meditar em uma caverna recebeu uma revelação de Anjo Gabriel, que estaria interpretando Alá, o deus da religião islâmica, e que havia pedido para Maomé escrever um livro chamado de Alcorão.
Em Meca, várias pessoas não aceitaram se converter para o islamismo, então Maomé se mudou para Medina, onde conseguiu juntar fiéis, formando um exército e guerreando com Meca, que hoje é a principal cidade da religião.
A religião muçulmana possui cinco pilares, ou seja, coisas que todo fiel deve seguir. Eles são:
1- Shahada: Dizer e crer que “Não há divindade além de Ala e Muhammad é mensageiro de Ala.
2- Salat: Orar cinco vezes ao dia na direção de Meca.
3- Realizar o zakat, que é a doação de 2,5% de seus lucros para os mais pobres.
4- Jejuar no mês do Ramadã.
5- Hajj: Peregrinação a Meca ao menos uma vez na vida, se tiver condições para isso.
As vertentes do islamismo interpretam de diferentes maneiras o Alcorão. Entres eles está os Xiitas e Sunitas, que brigam já tem muito tempo. Os Sunitas correspondem a 90% dos fiéis, enquanto os Xiitas a cerca de 10%. Eles tem essa divisão principalmente pela diferente interpretação do Alcorão.
Como citado anteriormente, Meca é a cidade sagrada dos muçulmanos, e existe uma peregrinação anual a Meca, mas por que será que ela é tão importante para eles?
Em Meca, a Caaba localiza-se. A Caaba é um santuário religioso, onde a pedra negra encontra-se. A pedra negra é uma das reliquias mais sagradas do islã, pois dizem que ela estava na construção da Caaba, e fora trazida pelo anjo Gabriel.
Esperamos que tenha gostado do texto, qualquer dúvida, pode colocar nos comentários, e não se esqueça de acessar nosso canal no Youtube, que em breve postará um vídeo sobre o tema.
Comentários
Postar um comentário