Muitas pessoas não sabem muito bem ou confundem os tipos de sujeito, hoje, vamos lhe esclarecer tudo de forma breve e clara. Mas antes vamos entender o que é sujeito. O sujeito é um termo muito essencial da oração. É aquele que pratica o predicado e a ação. E normalmente localizado antes do predicado. Dentro de um sujeito ele recebe diferentes classificações tais como sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto, sujeito indeterminado e oração sem sujeito. E é sobre esses diferentes tipos que vamos falar agora.
O sujeito simples é aquele sujeito que possui somente um núcleo se referindo apenas a um sujeito. (A palavra sublinhada é o núcleo, e as palavras em vermelho são os sujeitos)
Ex: Vitor matou uma galinha .
Artur construiu uma casa.
O consumidor comprou um celular.
O sujeito composto é aquele que é composto por mais de um núcleo do sujeito. (As palavras sublinhadas são o núcleo, e as palavras em vermelho são os sujeitos)
Ex: Victor e Arthur foram comprar pão.
Francisco e Mateus foram roubar pão na casa do João.
João e Maria haviam sido sequestrados por Matheus.
O sujeito oculto é aquele que não está explícito na oração. Porém com “dicas” é possível determinar o sujeito, observando a conjugação do verbo. Observe como os verbos são flexionados e assim dá para saber o sujeito.
Ex: Roubou João e Maria
Correu até o dinheiro
Foi plantar árvores
O sujeito indeterminado é aquele que tem sujeito mas é impossível determinar pois não dá “dicas” e não está explícito na oração. É possível identificar o sujeito indeterminado pois pode ser feito usando um verbo na terceira pessoa do plural. 3º pessoa do singular + se
Ex: Correram até não ser vistos
Pularam do telhado
Machucaram-se durante a guerra
As orações sem sujeito são frases sem sujeito. Com verbos que mostram um fenômeno da natureza e com o verbo haver com sentido de ocorrer ou existir pois assim fica impessoal
Ex: Fazia frio à noite
Vende-se
Há muito dinheiro no banco
Comentários
Postar um comentário