Pular para o conteúdo principal

Sócrates

Sócrates

Depois de se destacar na famosa guerra do Peloponeso, que durou 27 anos e foi uma disputa entre Esparta, uma cidade com uma  grande potência militar e Atenas, uma cidade focado no comércio e avanço além de ser capital grega, Sócrates voltou a Atenas e começou a se envolver com a política.

Ele foi um grande marco na filosofia, como exemplo, os filósofos de antes dele são chamados de pré-socráticos, e os depois dele de pós-socráticos. Foi mentor de vários filósofos, entre eles aquele que viria se tornar o grande Platão.

Ele também se envolveu com discussões filosóficas e ensinou jovens alunos.

Todavia foi acusado de corromper o espírito da juventude, pois tinha ideias que iam contra as tradições, e então foi condenado à morte. Embora tivesse a alternativa de exílio, ele preferiu escolher a morte pois ele disse para Platão que “uma vida não examinada não vale a pena ser vivida” é assim foi feito recebeu sua dose fatal de cicuta, uma planta usada como veneno a milênios em 399 A.C. E acabou sua vida, mas as suas ideias são repassadas até hoje, e temos que agradecer a Sócrates por mostrar essas ideias antigas que são revolucionárias.


 A sua filosofia:

Nada escreveu, não criou escola, nem elaborou qualquer teoria, pois ele dizia que ele não ensinava, só fazia a pessoa pensar. O que ele fez foi formular insistentemente perguntas que o interessavam e, ao fazê-lo, desenvolveu uma nova maneira de pensar, um novo modo de investigar o que pensamos. Acreditava que o homem deveria conhecer a si mesmo e essa deveria ser a tarefa primeira da filosofia. A preocupação central de Sócrates foi a investigação sobre a vida. Ele procurava compreender  o que motivava as crenças mais estimadas e buscava também compreender porque as pessoas se agarravam em suas crenças. Sócrates achava que deveríamos pensar para compreender o mundo e para agirmos de maneira justa, achava que uma vida irrefletida não valia a pena ser vivida. Sócrates acreditava que através da reflexão poderíamos chegar ao pensamento virtuoso, que era o mais valioso dos bens. Ele acreditava que só refletindo e não agindo impulsivamente, nós poderíamos encontrar a paz de espírito. Por isso ele concluiu: Há apenas uma coisa  boa: conhecimento; e uma coisa má: ignorância. Esse cultivo do conhecimento, em vez de riqueza ou status, seria o objetivo supremo da vida. Além disso, conhecimento seria essencialmente autoconhecimento.

 

Exemplo de o método dialético de Sócrates:

1º- Você acha que os deuses sabem de tudo?

2º-Sim, porque eles são os deuses.

3º- Algum desses deuses discordam?

4º- Sim, claro que sim. Porque eles são os deuses, eles sempre estão brigando.

5º- Então, os deuses discordam sobre o que é verdadeiro e certo?

6º- Imagino que sim.

7º- Então, alguns deuses podem estar errados

8º- Pode ser.

9º- Então os deuses não podem saber de tudo

Citações:

  • “Só sei que nada sei”

  • “Sou um cidadão do mundo”

  • “ O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem “

  • “ Eu não posso ensinar nada a ninguém só posso fazê-lo pensar”

  • “ O maior de todos os mistérios é o homem”

  • “É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque  a que a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não “

  • “Para se encontrar, pense por conta própria.”

  • “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”.

  • “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é precisa desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”

  • “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”

                                  

Comentários

Mais vistas

Islamismo

  Hoje iremos não só falar sobre o islamismo, como também vamos combater o preconceito que muitas pessoas tem sobre ele, pois acham que está ligado ao terrorismo. Só que na verdade são coisas muito diferentes. Enquanto o Islamismo é uma religião, o terrorismo é literalmente causar terror. Aprofundando mais no Islamismo, é uma religião criada por Maomé na península arábica. que hoje é a segunda maior do mundo com 1,8 bilhão de fiéis. A sua maioria localizam-se na região africana e asiática. A palavra “Islã” significa submissão a Alá, e também paz de espírito. É uma religião monoteísta, ou seja só acreditam em um deus. Falando sobre Maomé, ele nasceu em 570 D.C. Perdeu os pais quando era pequeno. Ele também realizou várias viagens, e aos 25 anos casou-se com uma viúva rica chamada Khadija. Quando ele foi meditar em uma caverna recebeu uma revelação de Anjo Gabriel, que estaria interpretando Alá, o deus da religião islâmica, e que havia pedido para Maomé escrever um livro chamado ...